Teoria Sociointeracionista - Vygotsky
- Camilla Fiorito
- 13 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de jun. de 2023

Para dar continuidade ao assunto Teorias de Aprendizagem, abordarei um pouco sobre Vygotsky e a sua teoria sociointeracionista. Vem comigo!
Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934) estudou na Universidade de Moscou para se tornar um professor de literatura. Em seu curto período de vida, adquiriu vasto conhecimento não só da psicologia, mas também das ciências sociais, filosofia, linguística e literatura.
Vygotsky (1989), afirma que o desenvolvimento ocorre no decorrer da vida da pessoa e que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo dela.
Determinou uma dialética das interações com o outro e com o meio, como o fator que desencadeia o desenvolvimento sociocognitivo.
Acredita que o desenvolvimento cognitivo é resultado da interação entre a criança e as pessoas que vivem em seu cotidiano regularmente.
O autor também aponta duas zonas de desenvolvimento para se obter conhecimentos: a real e a proximal.
A zona de desenvolvimento real refere-se a todas as atividades que a criança consegue realizar através dos seus próprios meios, sem ajuda de ninguém, enquanto, a zona de desenvolvimento proximal (ZPD) é a diferença entre a capacidade da criança de resolver problemas por conta própria, e sua capacidade de resolvê-los com ajuda de outra pessoa.
De acordo com Vygotsky (1978), uma característica indispensável do aprendizado é que ele desperta vários processos internos de desenvolvimento, que são capazes de operar somente quando a criança está na ação de interagir com os indivíduos em seu ambiente e em cooperação com seus semelhantes.
Atualmente, é impossível excluir Vygotsky de qualquer discussão sobre processos de aprendizagem.
Comments