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Teoria Comportamental ou Behaviorista - O que é?

  • Foto do escritor: Camilla Fiorito
    Camilla Fiorito
  • 30 de ago. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 26 de jun. de 2023


 

Nas próximas semanas, irei abordar algumas teorias aqui no Blog, para que você possa ter um entendimento maior sobre aprendizagem.


A primeira teoria de aprendizagem que será abordada é a Comportamental ou Behaviorista, que teve início em 1913, com um manifesto criado por John B. Watson – “A Psicologia como um comportamentista a vê“. Neste manifesto, Watson defende que a psicologia deveria estudar comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação por uma ciência positivista. Este autor é conhecido como o pai do Behaviorismo Metodológico ou Clássico. Acredita na possibilidade de calcular e exercer o controle sobre a conduta humana, com base no estudo do meio em que o ser humano vive e nas teorias do russo Ivan Pavlov, sobre o condicionamento – o famoso experimento com o cachorro, que saliva ao ver a carne, mas, também, ao mínimo sinal, som ou gesto que lembre a chegada de sua refeição.


Defendida também por Burrhus F. Skinner, que criou na década de 40 o Behaviorismo Radical, como uma proposta filosófica sobre o comportamento humano. Skinner foi contra causas internas, ou seja, mentais, para explicar a conduta humana e negou a realidade e a atuação dos elementos cognitivos, indo em sentido contrário à concepção de Watson. Ele acreditava que o indivíduo é um ser único e homogêneo.


Condicionamento Clássico


O primeiro homem que observou o condicionamento clássico foi o russo Ivan Pavlov, enquanto estudava o processo digestivo dos cães – sempre que um assistente entrava na sala, os cães começavam a salivar. Durante a pesquisa, Pavlov constatou que os cães salivavam quando as glândulas salivares se colocavam em contato com a carne e, posteriormente, percebeu que também salivavam apenas quando a viam. Esta ação foi nomeada resposta condicionada, que teria sido aprendida pelos cães. Pavlov, então, constatou que determinada aprendizagem era o resultado de uma conexão de estímulos. Foram realizadas várias experiências, onde ele tentou reunir um estímulo neutro, neste caso a campainha, a um estímulo incondicionado (a carne, que provoca a resposta incondicionada de salivação). Depois de alguns experimentos, o som da campainha transformou-se em um estímulo condicionado, pois ao seu som, os cães respondiam com a salivação, agora resposta condicionada. Em outras palavras, o estímulo neutro (campainha) tornou-se o que é conhecido como um estímulo condicionado que, em seguida, provocou uma resposta condicionada (salivação).


O processo de condicionamento permanece importante até hoje para inúmeras aplicações, incluindo a modificação comportamental e tratamentos de saúde mental.



Condicionamento Operante


O condicionamento operante foi inventado pelo behaviorista Skinner. Este condicionamento é uma maneira de perceber a aprendizagem que ocorre por meio de recompensas e punições para determinados comportamentos.


A teoria de Skinner esclareceu como os indivíduos adquirem comportamentos aprendidos, que são mostrados diariamente. A promessa ou a capacidade de recompensas desencadeia um aumento neste comportamento, porém, o condicionamento operante também pode ser utilizado para diminuir um comportamento indesejável, melhorando a indisciplina.


O reforço é muito utilizado neste tipo de condicionamento. Existem dois tipos de reforço: reforço positivo e reforço negativo. O reforço positivo é um evento ou resultado favorável que são apresentados após comportamentos. Uma resposta ou um comportamento é reforçado pela adição de algo, como, por exemplo, uma recompensa direta ou até mesmo um elogio. O reforço negativo implica na retirada de algo que seja pouco lisonjeiro, após a exibição de um determinado comportamento. Nesta situação, a resposta é estimulada pela remoção de algo considerado desagradável. Portanto, o seu registro é a remoção de um estímulo que cause desprazer após a resposta pretendida. Em ambos os casos de reforço, temos como resposta o aumento do comportamento.


Já a punição é a exposição de um evento contrário ou o resultado que incita uma diminuição do comportamento que se segue. Há dois tipos de punição: punição positiva e punição negativa. A punição se refere a um estímulo que se faz presente, após determinado comportamento não pretendido por aquele que a aplica.

A Teoria Comportamental é uma teoria de aprendizagem fundamentada na ideia de que todos os comportamentos são obtidos por meio de condicionamento. Atualmente, as técnicas comportamentais são amplamente usadas, para ajudar os indivíduos na aprendizagem de novas habilidades e comportamentos.


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