top of page

Chegou o dia do desfralde - O que fazer?

  • Foto do escritor: Camilla Fiorito
    Camilla Fiorito
  • 23 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 3 de out. de 2024


 

Uma das dúvidas que eu mais recebo é sobre um tema que gera muita insegurança durante a Educação Infantil. O famoso desfralde!


Será que já está na hora de começá-lo por aí?


A chegada de um bebê traz inúmeros desafios para todas as pessoas envolvidas nesse processo. E, conforme ele vai se desenvolvendo, se tornando criança, chega o dia do desfralde.


Para alguns, acontece do dia para a noite e, para outros, dentro um processo cheio de desafios e frustrações. Cada desfralde acontece de forma distinta, onde o ritmo da criança deve ser totalmente respeitado.


Não existe uma idade pré-estabelecida indicativa para o desfralde, mas, geralmente, inicia-se por volta dos 24 meses, pois, nesta faixa etária, há um pouco de maturidade e começa a sinalização de quando sente a vontade de fazer xixi ou cocô. É um processo individualizado e sua duração varia de acordo com cada criança.


Mas será que o seu bebê que cresceu está pronto para isso? Antes de tudo, é preciso reparar em alguns sinais que evidenciam se está pronto ou não para este momento, entre eles, sinalizar quando quer fazer xixi com gestos ou de forma verbal e demonstrar incômodo com a fralda, chegando a arrancá-la algumas vezes. Muitos responsáveis ignoram esses sinais e começam com o processo, mesmo a criança não demonstrando em momento algum estar preparada para essa nova etapa.


Os sinais estão em evidência. Como começar?


Converse com a criança. Saiam juntos para escolher o novo kit de calcinha ou cueca, assim como o pinico que será usado. Algumas preferem começar direto no vaso sanitário com adaptador, mas nem todas se sentem confortáveis dessa forma e essa opção acaba trazendo impacto no processo.


O primeiro desfralde é o diurno. A criança terá escapes e acabará se molhando até conseguir controlar a sua vontade, com isso, a época mais quente ajuda com que ela possa se sentir mais aquecida e ficar só de calcinha ou cueca ao longo do dia. No início, muitos responsáveis desistem do processo por causas pequenas ou até mesmo por ter alguns xixis pela casa e isso não é recomendado. É importante que a criança seja orientada a ir ao banheiro de forma correta, tendo um adulto ou outra criança da casa como referência. Cada conquista merece e deve ser parabenizada.


Durante o processo de desfralde, acidentes acontecem. Aquele cocô ou xixi que chega de forma inesperada em lugares públicos não pode ser motivo de perda da paciência ou de brigas, causando possíveis traumas que acabam atrasando o processo. Mudas de roupas extras, capas impermeáveis em sofas e camas, levar a criança ao banheiro antes de sair de casa, de entrar no carro, durante as festas e parando até mesmo aquela brincadeira que está muito divertida são ações que ajudam e fazem com que hábitos sejam criados.

Desfralde diurno realizado. Posso começar o noturno?


A criança não tem mais escapes ao longo do dia, a fralda do sono da noite está seca e a segurança cada vez mais estabelecida. Vamos dar o próximo passo! Mas não esqueça que os escapes podem acontecer, mesmo oferecendo pouco líquido perto da hora de dormir e levando ao banheiro antes do soninho.

Nunca se esqueça!

O carinho e o acolhimento precisam estar sempre presentes. No tempo certo, os esfíncteres estarão controlados e a etapa estará concluída! Desejo um ótimo desfralde!







Comments


bottom of page