Bullying e Cyberbullying - Desenvolvendo empatia
- Camilla Fiorito
- 18 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de out. de 2023

Que tal uma atividade para desenvolver empatia com seus alunos do Ensino Fundamental I?
Hoje, vim compartilhar com vocês uma atividade que foi especificamente pensada para ser realizada em uma turma de 4º ano, mas pode ser, facilmente, adaptada para outras séries.
Vamos lá?
Tema da atividade
Bullying e Cyberbullying
Justificativa
A escola é um espaço social privilegiado na construção do conhecimento humano. Mas não há como crescer no cognitivo se não houver a relação entre as pessoas, pois é na relação que os valores tornam-se relevantes.
Esta aula tem o intuito de conscientizar e sensibilizar os alunos sobre uma temática tão
atual: bullying e cyberbullying. Visa despertar o respeito, a aceitação das diferenças de
cada um, a empatia, a proatividade, a determinação, além de ampliar a sua percepção de
si mesmo e do outro.
Objetivos
Reconhecer a prática do bullying e cyberbullying.
Desenvolver empatia, percebendo que os outros possuem diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
Desenvolver senso de colaboração.
Estimular o desenvolvimento da proatividade, através de atitudes positivas.
Estimular a determinação, identificando as ações que podem caracterizar bullying e cyberbullying.
Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
Usar estratégias pautadas no respeito mútuo, para lidar com conflitos.
Público Alvo
Turma de 4º Ano, Ensino Fundamental I.
Material Necessário
Mídia digital e internet, para transmissão da apresentação Canva “Bullying e Cyberbullying" e o vídeo que consta na mesma.
Folhas tamanho A4, creative paper, tesoura, cola bastão, hidrocor, lápis de cor, borracha e lápis grafite, para cada equipe.
Desenvolvimento
A atividade será dividida em três etapas.
Primeira Etapa
Para haver conscientização e sensibilização acerca do tema, os alunos assistirão a apresentação “Bullying e Cyberbullying”. Para ter acesso, clique aqui.
Segunda Etapa
Conversar e refletir sobre o tema com os alunos, levantando questões como, por exemplo, “Você já presenciou algum caso de bullying ou cyberbullying?”, “Você já praticou essas ações?”, “Você já sofreu bullying ou cyberbullying?”, “Como se sentiu sendo vítima/agressor?”.
Terceira Etapa
Após o debate, dividir a turma em equipes, compostas por 3 ou 4 crianças, dependendo da quantidade presente em aula. As equipes produzirão cartazes antibullying, para serem expostos na escola e gerar a conscientização de todos, dando início ao plano de ação, para ajudar os colegas e a instituição como um todo a identificarem tentativas ou casos de bullying e cyberbullying.
Cada um sente, age e pensa de uma maneira. Desenvolver empatia é um processo constante. Minimizar o sentimento do próximo é algo impensável dentro desse propósito.
Comments