A importância da leitura reflexiva
- Camilla Fiorito
- 27 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jun. de 2023

Essa semana, publiquei sobre a leitura do livro "A Fabulosa Máquina de Amigos", que chegou na minha casa no final do ano letivo da minha filha de 8 anos, cuja a professora de sala sorteou três livros para cada criança, após a finalização do projeto Plic.
Depois da leitura, fizemos uma grande reflexão sobre o uso excessivo de celulares, internet e popularidade. Isso tudo me fez lembrar de um trabalho que realizei com crianças e adolescentes, do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, sobre Internet Segura. Neste projeto, levantei algumas questões, como, por exemplo, aceitar pedidos de amizade de quem não conhece, para ser cada vez mais "popular".
A internet não tem rosto. Nem sempre as pessoas dizem realmente quem são e, muitas vezes, encontramos pessoas que esquecem do olho no olho e ficam imersas nesse mundo, achando que possuir muitos amigos virtuais é o grande barato. Não estou fazendo juízo de valor, pois cada um segue o que acredita ou acha que é certo. Apenas uma reflexão, principalmente, após ouvir muitas crianças e adolescentes sobre este assunto.
Mas por que me lembrei disso?
Neste livro, Pipoca, a galinha mais simpática da fazenda, encontra a Fabulosa Máquina de Amigos, um celular. Ela, então, faz um monte de amigos virtuais, mas, no final, entende que eles não eram tão amigos assim. E é sobre esse momento que quero despertar a reflexão. Quando a criança lê, contextualiza e debate, a leitura gera significado e aprendizagem. A leitura proporciona inúmeros entendimentos, de forma lúdica, onde podem-se abrir portas para diversos assuntos: do mais simples ao mais complexo.
E você, já pensou sobre qual é a importância da leitura na sua vida? Vem comigo!
Commentaires