A andragogia e suas premissas
- Camilla Fiorito
- 28 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: há 7 dias

A educação a distância trouxe muitas oportunidades de aprendizagem para os adultos, pois eles podem ter acesso a educação em qualquer tempo e espaço, independente de sua localização ou horários disponíveis para frequentar uma instituição de ensino.
O desenvolvimento da EAD também possibilitou uma aprendizagem onde o mais importante é aquilo que o aluno precisa aprender. E este aluno pode aprender continuamente em qualquer idade e por toda a vida.
Muitos cursos de educação a distância são oferecidos a todas as idades, mas a maior parte, ainda, é oferecida a adultos. Com isso, é necessário uma compreensão da natureza do aprendizado do adulto. Um ponto valioso relacionado à essa aprendizagem é a teoria descrita por Malcolm Knowles, ou seja, a teoria de educação de adultos denominada andragogia que, segundo Knowles (1976, p.17), é a “arte e a ciência destinada a auxiliar os adultos a aprender e compreender o processo de aprendizagem dos adultos.”. Knowles (1976), então, propõe a substituição da pedagogia pela andragogia.
A andragogia surge como um modelo de aplicabilidade universal que se constrói e se consolida através dos bons resultados que promove.
Segundo a andragogia, o ensino deve levar em consideração a experiência de vida do aluno, a situação do mesmo e a forma que os conceitos e os conteúdos que são passados podem ser discutidos, aproveitando sempre questões do cotidiano. A aprendizagem obtém características centradas no aluno, na independência.
O modelo andragógico possui uma proposta de troca e diálogo. Propõe a contextualização do conhecimento, reconstruindo-o através da dúvida e interação dos participantes. Esse modelo é bem diferente do modelo educacional direcionado à crianças. Aqui, o ator principal é o adulto, onde todas as experiências de vida são significantes. O termo de aluno aprendiz é substituído por colaborador, pesquisador e participante crítico na construção do conhecimento.
Por sua vez, o modelo andragógico é baseado em vários pressupostos que são diferentes daqueles do modelo pedagógico. Vamos conhecer as suas premissas?
A necessidade de saber, conhecer
Os adultos têm necessidade de saber porque eles precisam aprender algo, antes de se disporem a aprender. E, quando os adultos buscam conhecimento por conta própria, investem energia procurando os benefícios que ganharão pela aprendizagem e as consequências negativas de não aprendê-lo.
O autoconceito
Os adultos tendem ao autoconceito de serem responsáveis por suas decisões.
O papel da experiência
Os adultos se envolvem em uma atividade educacional com grande número de experiências, mas se diferem em qualidade daquelas da juventude.
Prontidão para aprender
Os adultos estão prontos para aprender aquelas coisas que precisam saber.
Orientação para aprendizagem
Os adultos são centrados na vida, nos problemas, nas tarefas, na sua orientação para aprendizagem.
Motivação
Os adultos atendem alguns motivadores externos almejando um melhor emprego, promoção, maior salário.
A influência andragógica tem tido uma participação relevante no planejamento instrucional e em programas de educação a distância em ambientes corporativos.
Comments